quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como evitar as frieiras

Com a chegada do Inverno e dos dias mais frios há que proteger a pele. Para quem habitualmente tem frieiras, nesta altura do ano, esta protecção assume uma maior importância.

A origem das frieiras


As frieiras resultam de uma reacção anormal do organismo a temperaturas particularmente baixas, em climas húmidos, e afectam principalmente as zonas da pele das extremidades, 
mais expostas ao frio: mãos, nariz, orelhas e pés. 


No caso dos pés, as zonas mais susceptíveis são as que se encontram sob maior pressão devido ao calçado. As frieiras não são mais do que zonas da pele lesionadas e inflamadas, as quais podem assumir uma coloração que varia do vermelho ao violeta/roxo. 


O aparecimento destas lesões dá-se quando o organismo não consegue responder adequadamente a variações, mais ou menos bruscas, de temperatura. Assim, a exposição ao frio provoca uma vasoconstrição, com estreitamento dos vasos sanguíneos (vénulas e arteríolas existentes na derme), dificultando a circulação sanguínea ao nível das extremidades do corpo. 


Perante um aumento de temperatura, especialmente quando este é rápido, a quantidade de sangue que chega às extremidades é superior mas o organismo não consegue reverter a vasoconstrição induzida pelo frio.


Como resultado desta falta de resposta atempada, dá-se um extravasamento de sangue proveniente dos vasos sanguíneos para os tecidos circundantes, provocando a reacção inflamatória, acompanhada de necrose celular e edema. São vários os sintomas que caracterizam as frieiras:


- Sensação de queimadura;
- Prurido (muitas vezes intenso);
- Ardor;
- Dor;
- Edema;
- Ferida (em situações mais graves.
Estes sintomas tornam-se mais intensos e incomodativos durante a exposição ao calor.


Frieiras – uma situação aguda ou crónica?


As frieiras podem ser classificadas como agudas ou crónicas, de acordo com a natureza e persistência dos sintomas que as caracterizam. Situações agudas são auto limitadas no tempo, e a circulação arterial mantém-se normal. 


Ocorrem 12 a 24 horas após a exposição ao frio, são acompanhadas de prurido intenso, podem afectar mais do que uma zona (geralmente pés e dedos das mãos) e duram 7 a 14 dias. Apesar do seu carácter auto limitado, podem ocorrer recorrências, sempre que há exposição ao frio. 


Situações crónicas acontecem quando a repetida exposição ao frio provoca lesões persistentes, que podem ter início no Outono e só desaparecer na Primavera. Nestes casos, as zonas da pele onde surgem as frieiras podem sofrer alterações mais acentuadas e permanentes.


Frieiras – Causas e Factores condicionantes


Qualquer pessoa pode ter frieiras. Contudo, o seu aparecimento é mais frequente em jovens 
mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, crianças e idosos. 


Mas não é só a idade que determina a maior ou menor predisposição para a ocorrência de frieiras, também algumas patologias e situações particulares podem aumentar o risco de desenvolvimento desta situação, nomeadamente:


• Problemas de circulação;
• Lúpus eritematoso;
• Doença vascular periférica devida a diabetes, tabagismo e hiperlipidemia;
• Anemia;
• Baixo peso ou nutrição deficiente;
• Alterações hormonais (ex. gravidez);
• Doença e fenómeno de Raynaud;
• Antecedentes familiares.


Prevenção de Frieiras
No que diz respeito a frieiras, a prevenção é o melhor tratamento:


• Evitar a exposição ao frio;
• Durante a exposição ao frio, manter quentes as extremidades do corpo, recorrendo a vestuário adequado (meias de lã, sapatos confortáveis, luvas e gorro);
• Evitar o aquecimento rápido do corpo após exposição ao frio (ex. retirar primeiro os agasalhos e esperar que o organismo atinja gradualmente uma temperatura mais elevada);
• Evitar lavar mãos e pés com água muito quente;
• Evitar a proximidade de lareiras, aquecedores e radiadores;
• Fazer exercício físico regular, uma vez que facilita a circulação;
• Manter uma dieta saudável pobre em gordura e rica em fruta e vegetais, para facilitar a circulação;
• Evitar fumar, uma vez que promove a vasoconstrição.


Tratamento de Frieiras


Mesmo quando as frieiras já estão instaladas, as medidas de prevenção devem continuar a ser postas em prática, uma vez que permitem diminuir os sintomas e acelerar a cura. 


Para alívio dos incómodos provocados pelas frieiras (prurido, sensação de queimadura, ardor), existem medicamentos e produtos de saúde com substâncias com propriedades calmantes e antipruriginosas, como calamina, aloé vera, cânfora, calêndula. 


A aplicação de emolientes é aconselhada com o objectivo de suavizar e diminuir a irritação da pele e evitar o aparecimento de feridas.


Uma das maiores preocupações relacionadas com as frieiras é o facto de estas poderem ulcerar e infectar. 




(Artigo retirado de http://www.fotosantesedepois.com/2010/06/10/frieiras/)

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito!!! artigo muito completo e esclarecedor...

Anónimo disse...

Nossa tenho essas frieiras a anos nas mãso e não sabia o motivo,muito esclarecedor. Além disso receito um remedio que contenha castanha da india ajuda muito