sábado, 12 de fevereiro de 2011

Alimentos para melhorar o seu humor. Coma e sorria...

Alface: óptima para amenizar a irritação, funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato.

Espinafre: contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B.

Frutos do Mar: contém zinco e selênio que actuam no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade.
Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3).

Laranja: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, e ferro. a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente na sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. É rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

Banana: diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo, por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina, além de vitamina B6, que produz energia.

Ovos: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina.

Uva: tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.

Mel: estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Maçã: rica em fibras, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Combate a ansiedade e relaxa.

Tomate: rico em vitamina B6 e vitamina C, substâncias que ajudam a combater a irritação.

Chocolate: Além do açúcar, ele contém tirosina - substância que estimula a produção de serotonina - e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente ausente no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina - neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Porém, deve ser consumido com cautela.

Leite: Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.

Brócolos /Abacate: Rico em ácido fólico, importante para a liberação da serotonina. Garante também o bom humor, além de renovar as células e previner "falhas" no sistema nervoso dos fetos, sendo essencial para as gestantes.




(Artigo retirado de http://www.bemfeito.com.br/uncategorized/alimentos-para-melhorar-seu-humor-coma-e-sorria/ e de http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/04/18/dicas_de_alimentos_para_melhorar_humor-426957472.asp )

Sem comentários: