terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mudar Hábitos de Vida: Dicas para o Sucesso


Pequenos truques para tornar a adopção de novos hábitos mais fáceis? Recordatórias do que realmente importa para si? Aqui fica um exemplo. 


Ritual: Escrever uma lista com 5-10 benefícios pessoalmente relevantes da actividade física regular e afixar em local visível.
Quando decidimos mudar um comportamento ou um hábito instalado, verificamos muitas vezes que a rapidez e eficácia com que isso acontece não é a desejada. 
As mudanças em relação ao estilo de vida e comportamentos de saúde não fogem à regra.

De facto, este é sempre um processo progressivo e dinâmico, com avanços mas também com alguns imprevistos pelo caminho. No fundo, é importante encararmos os percalços como algo natural mas excepcional, não perdendo de vista o objectivo final. 



Relembrar com frequência os objectivos traçados e os benefícios que usufruiremos com a sua concretização é uma estratégia fácil de implementar e eficaz para se conseguir a desejada mudança comportamental. De facto, sabe-se que qualquer nova informação/atitude só fica integrada - e assim fácil de colocar em prática - após algum tempo de adaptação.


Relembrar com frequência as razões para a mudança pode ajudar! Escreva, por exemplo, uma lista dos benefícios mais relevantes que a prática de actividade física lhe proporcionará e coloque-a, bem visível, num local que utilize com frequência. Ou faça o mesmo procedimento para as alterações que pretende fazer no seu dia alimentar.


Progressivamente, estas informações passarão a fazer parte da sua forma de pensar, de agir e de si próprio. E o esforço para continuar com esse novo estilo de vida será certamente menor. 



           


(Artigo retirado de http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/vidasaudavel/index.php?k=Mudar-Habitos-Dicas-para-o-Sucesso.rtp&post=5185 )

Sem comentários: