sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dormir Para Evitar Doenças

Parece inacreditável, mas o que mostram diversas pesquisas realizadas em todo o mundo é que dormir pode evitar doenças.
Muito tem sido pesquisado e dito sobre a necessidade de uma vida activa, acompanhada de exercício físico diário e alimentação saudável para se ter saúde, mas além disso, o sono nocturno de qualidade e duração adequadas também é muito importante para se ter qualidade de vida.

Eve Van Cauter, professora de medicina na Universidade de Chicago nos Estados Unidos, uma das mais importantes pesquisadoras da área, aponta em pesquisa comparando indivíduos que têm 4 horas, com indivíduos que têm 10 horas de sono por noite, que os indivíduos que tiveram apenas 4 horas de sono estavam sempre com fome, desejando alimentos ricos em amido, sal e doces. Noutro estudo que comparou indivíduos jovens saudáveis que dormiam menos de 6,5 horas, com indivíduos que dormiam de 7,5 a 8,5 horas por noite, foi mostrado que o grupo que dormiu menos horas tinha mais resistência a insulina. Esses resultados, assim como de outras pesquisas, indicam a relação entre débito de sono e obesidade e diabetes.

Mas ainda ficam as questões: O que é dormir bem? Quanto preciso dormir? Será que durmo o suficiente em termos de horas e qualidade de sono?
E talvez o pior sejam as respostas prontas, como: se você dorme 8 horas por noite está óptimo. Muito já foi mostrado, também, que as pessoas diferem quanto à necessidade de horas de sono, o que quer dizer que alguém pode dormir 9 horas e ser muito pouco e outra pessoa pode dormir somente 6 horas por noite e estar muito bem. Para saber se tem horas de sono suficientes e de qualidade e, assim, estar mais distante dos grupos de risco de doenças favorecidas pelo débito ou má qualidade de sono, preste atenção no seguinte:

Você sente muita sonolência durante o dia? Depende do despertador para acordar durante a semana? Está em geral mal humorado? No fim de semana acorda bem mais tarde que durante a semana?
Se você respondeu sim a algumas dessas perguntas, é aconselhável que passe a investir um pouco mais no seu sono nocturno.


Assim, tanto com o objectivo de prevenir, como com o objectivo de reduzir e controlar doenças crónicas, endocrino-metabólicas, patologias neuro-psiquicas, a quantidade e qualidade adequadas de sono podem ser importantes aliadas.

Portanto, inclua o sono na sua lista de hábitos saudáveis.





(Artigo retirado de http://cronoeach.wordpress.com/artigo/dormir-para-evitar-doencas/)

Sem comentários: