domingo, 27 de fevereiro de 2011

Benefícios do treino de alongamentos


Sabemos que há muito o alongamento tem sido um dos aspectos mais importantes na formação geral para qualquer tipo de desporto ou programa de exercício. Os benefícios da manutenção da capacidade de alongamento e mobilidade tornam-se cada vez mais importantes e essenciais ao ser humano ao longo da sua vida adulta, em particular na terceira idade em que o caminhar e sair de uma cadeira necessitam da nossa capacidade de mexer facilmente. 
Existem muitas maneiras de alongar de forma eficaz e persiste o debate entre os especialistas quanto à eficácia dos diversos métodos. Quando, como e por quanto tempo são alguns entre muitos temas polémicos. 
Algumas pessoas argumentam que alongamento antes do exercício é realmente perigoso. Adeptos do alongamento alegam que estes ajudam a prevenir lesões, dor pós-exercício e melhoram o desempenho. Ambos os lados se sustentam em muitas provas esporádicas, estudos e relatórios individuais para confirmar as suas teorias. É geralmente aceite que a partir de um ponto de vista fisiológico, é melhor alongar quando os músculos estão aquecidos. Um ‘aquecimento’ deve ser específico, preparando os músculos para os exercícios futuros, e poderá durar 10 a 15 minutos. Tal como os músculos aquecem com os movimentos preparatórios as fibras tornam-se mais flexíveis e irão alargar mais facilmente.alongamentos 300x200 Benefícios do treino de alongamentos
Alongamentos, particularmente no abdómen, costas, ombros, pescoço, e quadris ajudam a melhorar ao longo do tempo os mecanismos da respiração. 
A mobilidade possível em redor de cada articulação vai aumentar, tendo um impacto directo sobre a capacidade de força do músculo agonista. 
- Atrasam o processo de envelhecimento natural que leva à rigidez e a problemas de mobilidade. 
- Melhoram a postura, fortalecendo e alongando músculos fortes, tornando-os menos susceptíveis à lesão. 
- Reduzem a fadiga e cansaço e trazem uma sensação de energia física e agilidade. 
- Quando combinados com técnicas de relaxamento, os alongamentos podem aumentar a conexão mente/corpo. 
- Alongamentos intensivos libertam progressivamente músculos rígidos que muitas vezes são os nossos fatos blindados (Wilhelm Reich). 
- Ajudam a melhorar a circulação sanguínea como resultado da redução do batimento cardíaco, pressão arterial, temperatura e do sangue, contribuindo assim para evitar doenças cardíacas.

(Artigo retirado de http://www.desportoesaude.com/beneficios-do-treino-de-alongamentos/)

Sem comentários: