segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

10 Mitos Sobre o Exercício Físico





Mito 1: Abdominal faz perder barriga


“É um mito em que toda a mulher cai”, diz João Pedro Werneck, que é coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A perda de gordura não acontece de forma local mas sim no corpo inteiro”, João Pedro Werneck.

O abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todas as pessoas querem perder.

"A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta, em que temos um gasto energético maior”, João Pedro Werneck.


Mito 2: Quanto maior o suor, maior o emagrecimento

“Suar muito durante a actividade física significa que estamos perdendo muitas calorias?”, Cássia de Oliveira.

“Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não realmente de gordura”, João Pedro Werneck.


Mito 3: Fazer exercício de roupa preta, com muita roupa ou debaixo de sol forte emagrece mais

 “Isso é um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho físico. Consequentemente, você vai gastar até menos calorias para fazer uma actividade física”, João Pedro Werneck.


Mito 4: Suor libera toxinas do organismo

“Dizem por aí que o facto de suar durante a actividade física ajudaria a eliminar toxinas do seu organismo. Na verdade, isso é um mito. O suor é, basicamente, água e alguns sais minerais”, João Pedro Werneck.


Mito 5: O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte

 “É muito comum as pessoas ingressarem num programa de exercício físico, começarem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a não sentir mais essa dor acharem que o exercício já é ineficaz. Parar de sentir dor é normal. É uma adaptação do músculo ao exercício que você começou a fazer” João Pedro Werneck.


Mito 6: O exercício só começa a funcionar depois de meia hora

“São programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético numa sessão de exercícios é muito pequeno.”


É pequeno, mas existe. “Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa ideia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético”, João Pedro Werneck.


Mito 7: É melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana

“Não é verdade. Você deve introduzir actividade física na sua vida mesmo que isso seja pelo menos de final de semana. A única coisa que recomendamos é que isso não seja feito em excesso. O problema são ‘outros’ atletas de finais de semana que querem compensar a semana inteira fazendo até quatro horas de actividade física em um ou dois dias”, João Pedro Werneck.


Mito 8: Subir escadas é suficiente para queimar gordura localizada


“As pessoas acham que só o facto de abandonar o elevador e subir dois, três degraus de escada, eventualmente, duas, três vezes por semana, vai levar ao emagrecimento”, João Pedro Werneck.

Não é bem assim. Subir escada vale como complemento a outras actividades físicas, feitas de maneira regular.


Mito 9: Não se deve beber água durante o exercício

“O que acontece é o contrário. A desidratação durante a actividade física pode fazer o desempenho diminuir.”

Sempre que eu quiser, posso beber água?

“Sempre quando sentir sede. A sede é um bom parâmetro para você se hidratar durante a actividade”, João Pedro Werneck.


Mito 10: Fazer exercício em jejum emagrece

 “As pessoas acham que fazer exercício em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar”, João Pedro Werneck.

Então, nada de fazer exercício de barriga vazia e prefira alimentos leves.
 “O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre o que você come e o que você gasta de energia”, diz João Pedro Werneck.



(Artigo retirado de http://ojuararidan.wordpress.com/category/perda-de-peso/page/2/)


Sem comentários: