domingo, 15 de maio de 2011

Benefícios dos alimentos vermelhos

As cores dos alimentos conferem-lhes propriedades nutricionais específicas. Neste artigo, vamos conhecer especificamente os alimentos vermelhos e os benefícios que estes trazem à saúde.


Ao consumirmos alimentos de cores variadas estaremos a fornecer ao organismo todos os nutrientes de que ele necessita. Por isso, é importante que as refeições sejam coloridas, de preferência de todas as cores. 


Normalmente, quanto mais forte e escura é a cor do alimento, maior é a quantidade de nutrientes – um espinafre, por exemplo, contém 8 vezes mais vitamina C do que uma alface.
Os alimentos vermelhos caracterizam-se por ser óptimos aliados da saúde, dada a sua grande qualidade nutricional. 


Este grupo é rico em licopeno, uma substância antioxidante que confere a cor avermelhada aos alimentos; quando absorvido pelo organismo, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. 


Os nutricionistas indicam que o consumo diário de uma quantidade pequena de alimentos vermelhos ou avermelhados garante a dose de licopeno de que o organismo necessita – essa quantidade é representada, por exemplo, por um tomate, três cerejas ou três amoras.


Para emagrecer, a melhor fonte de licopeno é o tomate; um vegetal pouco calórico, rico em fibras e que pode ser utilizado na culinária das mais diversas formas. Para ter um aproveitamento nutricional ainda maior, recomenda-se que a sua ingestão seja combinada a uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada, como o azeite.


Como complemento, beba um copo de vinho tinto, conhecido pelos antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos, combatendo as doenças do coração.

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS VERMELHOS:




(Artigo retirado de http://www.sodietas.com/nutricao-e-saude-beneficios-dos-alimentos-vermelhos/)

Sem comentários: