terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hábitos de Vida Saudáveis



O que podem ter em comum uma pessoa com sensação de dormência ocasional nos braços e pernas, outra com sensação de cansaço fácil, mais uma cujo intestino só funciona de 3 em 3 dias ou até a intervalos maiores e uma última com problema de excesso de peso? Diria sem hesitar: Hábitos de vida inadequados.

Desde as populações antigas que já se tinha conhecimento que uma vida inadequada pode levar a patologias como as que temos hoje em dia: hipertensão, diabetes, stress, enxaquecas e dores articulares são meros exemplos de "doenças" modernas de fácil tratamento (e por vezes até curáveis) com a simples adequação dos hábitos de vida quotidianos.


A grande pergunta é:
Entre tantos factores nocivos à saúde aos quais nos encontramos expostos na actualidade, alguns deles "imutáveis" ou de difícil adaptação, o que tornar prioridade?


A resposta reside na chamada "tétrade da saúde", conforme segue:
- Ingestão adequada e bem distribuída de água;
- Alimentação em intervalos regulares;
- Consumo diário de alimentos ricos em fibras;
- Exercícios físicos aeróbios regulares.


- A correcta ingestão de água deve ser de cerca de 2,5 litros de água/dia para um indivíduo de cerca de 70 kg de peso com actividade física moderada.
- Tal quantidade deve ser distribuída ao longo do dia de forma equitativa, o que perfaz 1 copo de 200ml por hora distanciado das refeições.
- Recomenda-se que seja evitada a ingestão de líquidos em simultâneo com as refeições para que não sejam retardados e prejudicados os processos digestivos normais.




Artigo retirado de “http://www.copacabanarunners.net/habitos-saudaveis.html”

Sem comentários: