terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Exercício Físico Regular




No passado pensava-se que a prática de exercício físico deveria necessariamente "fazer suar", ou seja, serem intensos. Hoje em dia sabe-se que uma mera caminhada de 40 minutos, 3 vezes por semana já cumpre o seu papel.


Ou seja, a melhoria da saúde física e mental proveniente da prática desportiva não é apenas privilégio de atletas profissionais.


Existem basicamente dois tipos de actividade física: aeróbia e a anaeróbia. O primeiro tipo abrange actividades que promovam e dependam da respiração adequada (corrida, ciclismo, caminhadas, natação), desta forma permitindo aquisição e manutenção de condicionamento físico; já os exercícios anaeróbios visam principalmente ganho de massa muscular, como na musculação.


Benefícios do exercício aeróbio:


* Melhor funcionamento e resistência cardiovascular; um coração mais forte precisa de trabalhar menos intensamente para cumprir a sua função habitual, o que previne patologias como enfartes e AVC’s (acidentes vasculares cerebrais);
* Maior força, tamanho e flexibilidade dos músculos, ao mesmo tempo que se queima gordura; músculos não utilizados tornam-se gradualmente menores e perdem elasticidade;
* Promove a circulação sanguínea, ao "bombear" mais sangue através das veias e artérias, aumentando o seu diâmetro e força, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede destes vasos.
* Aumento saudável do colesterol, o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos "entupimentos";
* Redução da pressão arterial.
* Melhor função respiratória, o que melhora a disposição para as actividades diárias bem como demais actividades físicas do dia-a-dia (subir escadas, caminhar).
* Ajuda a aliviar o stress, o que melhora a produtividade diária.
(Tópicos extraídos do site da Escola de Medicina da Universidade de Michigan)


Artigo retirado de “http://www.copacabanarunners.net/habitos-saudaveis.html”

Sem comentários: