terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Alimentação Regular

É inquestionável que a qualidade dos alimentos a ser ingerida deve ser equilibrada e variada com igual proporção de gorduras, carbo-hidratos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas.


O que poucas pessoas sabem é que, a quantidade de refeições por dia também é muito importante para o sucesso de um regime dietético, sendo o ideal de 5 a 6 refeições por dia.
O mais importante é que nos alimentemos a cada 2 horas (no máximo 3), regime que não engorda, pelo contrário, emagrece.


Como? Observemos o exemplo de um camelo, que irá alimentar-se para enfrentar dias ou mesmo semanas sem novamente se nutrir ou ingerir líquidos. O seu organismo está adaptado para, a cada "refeição", acumular o máximo possível de nutrientes e energia (sobretudo sob a forma de gordura), já visando “abastecer-se” durante os longos períodos de jejum que enfrentará.


O nosso organismo é semelhante ao organismo do camelo: se o organismo humano recebe poucas refeições diárias, a cada uma delas tentará acumular o máximo possível de nutrientes e energia, já visando o jejum rotineiro que enfrenta. E o balanço de energia é principalmente constituído por gordura; desta forma quem aumenta muito o tempo entre as suas refeições, a médio e a longo prazo engorda, ao contrário do que se imagina.


As dietas com baixas calorias que não levam em consideração o número de refeições diárias e o tempo entre elas, forçam o organismo a obter rapidamente energia de outras formas, sobretudo "quebrando" fibras musculares, o que ocasiona a chamada perda de "massa magra"; tal perda de massa muscular causa uma falsa ilusão de perda saudável de peso mas, logo após a dieta, a pessoa tende a recuperar o peso perdido só que na forma de depósitos gordurosos.



E como alimentar-se de 2 em 2 horas pode ajudar a emagrecer? É simples. Se o organismo “percebe” que não tem necessidade de acumular energia em grande quantidade, produz menor quantidade de gordura.







Mas a acumulação de gordura (com fraco potencial de levar à obesidade com o tempo) não é o único problema dos maus hábitos alimentares: a queda no nível da glicose sanguínea (que ocorre no jejum) entre as refeições pode gerar tontura, falta de concentração, dormências pelo corpo e até desmaios.


Por tudo isto conclui-se facilmente que é fundamental nunca passar mais de 3 horas sem ingerir algum tipo de alimento.




Artigo retirado de “http://www.copacabanarunners.net/habitos-saudaveis.html”



Sem comentários: